Muitas pessoas se preocupam com os cuidados após cirurgia de hérnia umbilical, principalmente para garantir o sucesso do procedimento e evitar complicações.

    Quando a hérnia umbilical não é tratada, pode causar hérnia estrangulada, que é muito grave, inclusive pode levar à morte.

    Então, se você foi diagnosticado com hérnia umbilical, a cirurgia é o tratamento mais indicado.

    Nesse caso, é importante saber quais cuidados tomar após a cirurgia, e é exatamente isso que vamos explicar aqui!

    Cirurgia de hérnia umbilical o que é?

    Antes de entender os cuidados após cirurgia de hérnia umbilical, vale a pena saber como é a cirurgia.

    A hérnia umbilical é provocada por uma falha na musculatura local.

    Por consequência, os tecidos da cavidade abdominal extravasam, dando origem a uma saliência, que pode ser notada na região do umbigo.

    Quem tem hérnia umbilical pode apresentar dor em volta do umbigo, que pode se intensificar ao fazer esforço físico, assim como vômitos e náuseas.

    Vale mencionar que a cirurgia é a única maneira de tratar essa falha, a qual pode ser feita por videolaparoscopia ou cirurgia aberta.

    Hoje em dia, a técnica mais utilizada é a laparoscopia, por ser minimamente invasiva e mais segura para o paciente.

    Cuidados após cirurgia de hérnia umbilical: como é o pós-operatório?

    Só para você saber, a cirurgia de hérnia umbilical é relativamente simples, ainda mais com a evolução de novas técnicas.

    Na maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia, e é perfeitamente normal sentir um certo desconforto e dor, e por isso é tão importante seguir os cuidados após cirurgia de hérnia umbilical.

    É claro que existem casos, por exemplo, se o paciente tiver outra doença, passar a noite no hospital, mas apenas para observação.

    Cuidados após cirurgia de hérnia umbilical:  o que fazer?

    Depois que recebeu alta, chegou o momento de tomar os cuidados após cirurgia de hérnia umbilical.

    Não precisa se assustar com hematomas no local da incisão, que geralmente desaparecem após uma semana, ao contrário do inchaço, que pode demorar um pouquinho mais.

    Então, quais os cuidados no período de recuperação da cirurgia?

    • Realizar a higienização do local, a fim de acelerar a cicatrização. No caso do curativo ficar úmido, é necessário trocar;
    • Não fazer esforço físico;
    • No caso de tossir ou espirrar, a dica é proteger os pontos com a mão ou uma almofada;
    • Manter uma alimentação saudável, mas sem restrições. Ou seja, você pode continuar com a mesma dieta de antes da cirurgia;
    • Não fumar;
    • Evitar dirigir entre 3 e 5 dias após a cirurgia

    Assim como cirurgia hérnia de disco Goiânia necessita de repouso e muito descanso por parte do paciente, a mesma coisa acontece com a umbilical.

    Já quanto às atividades do dia a dia, isso pode variar de pessoa para pessoa, mas na maioria dos casos, de três a cinco dias você pode retornar às atividades normais.

    No entanto, o seu médico vai te orientar quanto a levantar peso, onde o ideal é não carregar mais de 5 kg no primeiro mês após a cirurgia.

    Como você viu, os cuidados após cirurgia de hérnia umbilical são simples, mas também importantes.

    Agora, caso perceba um desconforto maior e vier acompanhado de febre ou secreção no local, consulte imediatamente seu médico, pois é um sinal de infecção.

     

    Veja também: Veja aqui quais são os prós e contras de uma cirurgia bariátrica !

     

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.