Muita gente faz confusão ao pensar que a dor de garganta é uma doença. Não, ela não é. A dor de garganta na verdade é um sintoma – o qual vale salientar; provoca muita dor e desconforto.

    Compreendendo a dor de garganta

    Normalmente a dor de garganta é causada por infecções virais e bacterianas. Eventualmente, algumas doenças que afetem a região também poderão provocá-la. As principais infeções virais são a faringite, amigdalite e laringite, já as bacterianas. Vamos conhecer cada uma delas e seus respectivos sintomas:

    Faringite

    A faringe nada mais é do que a parede localizada ao final da boca. A faringite pode ser provocada pela infecção viral e, se o organismo não responder adequadamente, ou, não houver medicação, as bactérias podem aproveitar-se da oportunidade e infectar as amígdalas, causando uma amigdalite (infecção das amígdalas). A sinusite e o refluxo também podem resultar em uma faringite e, consecutivamente, dores de garganta. Portanto, fique atento!
    Sintomas:
    • Vermelhidão no fundo da boca
    • Aftas
    • Mal estar
    • Dor ao ingerir alimentos
    • Dor ao falar e bocejar
    Quando a infecção é bacteriana há a presença de pus.
    Os sintomas normalmente são tratados com analgésicos e antitérmicos. Em caso de persistência dos sintomas, o médico deverá ser consultado, pois, é comum a necessidade do uso de antibióticos e somente o médico está habilitado para avaliar o caso e diagnosticá-lo. Lembre-se sempre disso!

    Laringite

    A laringe fica na região do pomo de adão, próximo as cordas vocais onde é emitida a nossa voz. Ela não pode ser detectada a olho nu como no caso da faringe. Comumente as infecções na laringe são virais.
    Sintomas:
    • Dor local
    • Rouquidão
    • Tosse seca
    O tratamento é praticamente o mesmo indicado para a faringite. No caso dos sintomas persistirem por mais de uma semana, não hesite e procure um médico!

    Amigdalite

    É a inflamação das amigdalas e a infecção pode ser tanto viral quanto bacteriana. Se houver pus, é certo que a infecção é bacteriana.
    Sintomas:
    • Dor intensa ao ingerir alimentos
    • Mal-estar
    • Febre
    • Indisposição

    Aspectos importantes

    As infecções virais tendem a ter um ciclo normalmente de até quatro dias. Já as bacterianas podem se prolongar e para tratá-las os médicos fazem uso de antibióticos. Ao persistirem os sintomas, procure um médico. Afinal, existem outras doenças que podem causar dor de garganta, principalmente se você fuma e bebe regularmente.

    O Refluxo e a sinusite tendem a machucar a região da garganta. Portanto, se você possuí-los deve tratá-los. Isso auxiliará a sua saúde de maneira geral. Respirar pela boca resseca e machuca as mucosas, provocando irritação. O correto é respirar pelo nariz.

    Hábitos saudáveis e atividades físicas são importantíssimos para o aumento da imunidade do nosso corpo, aliados a cuidados com a saúde bucal. Nossa boca é a maior porta de entrada para vírus e bactérias. O uso de fio dental e escovação correta ajudam a eliminar parte da presença desses agentes externos, diminuindo assim as chances de infecções.

    o que é bom para dor de garganta?

    Houve um estudo há cerca de dez anos (2005) em que pesquisadores acompanharam 400 indivíduos (que não estavam com infecções) durante o período mais propício para as gripes e resfriados atacarem. Uma parte desses participantes seguiu o protocolo de fazer gargarejos com água morna e sal 3 vezes ao dia. O resultado? Os participantes que seguiram o protocolo tiveram 40% menos infecções respiratórias do que os demais. E quando o participante apresentava infecção os sintomas atrelados ao sistema respiratório eram mais leves.

    Segundo especialistas, o gargarejo com solução salina é capaz de retirar o excesso de fluídos que se acumulam na garganta do paciente, além de soltar o muco mais denso, o que tende a melhorar a respiração. Juntamente com o mudo parte das bactérias e vírus e demais bióticos prejudiciais à saúde tendem a ir embora também.

    O ideal é que para um copo d’água morna seja dissolvido meia colher de sal. O gargarejo deve ser realizado por alguns segundos e a água cuspida logo em seguida. Esse processo deve ser repetido algumas vezes e o gargarejo pode ser feito várias vezes durante ao dia, de modo que tenderá a te ajudar contra a tão temida dor de garganta.

     

    Você conhece o Dr. Fabio Barros, especialista em Harmonização Facial, que realiza a Harmonização com o auxílio de ultrassom?

     

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.