A cúrcuma é uma raiz com muitas propriedades nutricionais e medicinais que possui inúmeros benefícios.

    De origem asiática, a planta é uma especiaria de cor alaranjada usada também como corante alimentício.

    A cúrcuma é tradicionalmente usada tanto na medicina ayurvédica quanto na medicina tradicional chinesa, em particular é usada como suplemento alimentar natural por sua capacidade de neutralizar processos inflamatórios no corpo. 

    A curcumina, principal elemento da cúrcuma, também aparece em estudos recentes tendo ação anticancerígenas, porque a cúrcuma pode bloquear a ação de uma enzima que se acredita ser responsável pelo desenvolvimento de vários tipos de câncer. 

    Este ingrediente ativo também confere ao açafrão uma ação anti- inflamatória e analgésica, e por isso é usado de forma eficaz no tratamento de inflamações, dores articulares,  artrites e artroses.

    Conheça os benefícios da cúrcuma

    Vários estudos já demonstraram a capacidade da cúrcuma de induzir numerosos efeitos biológicos e farmacológicos:

    1. Antioxidante: A cúrcuma auxilia na prevenção e tratamento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e outras.
    2. Anti-inflamatório: Esta raiz é usada na prevenção e tratamento de doenças inflamatórias como colite, pancreatite, doenças intestinais, bronquite, psoríase, entre outros.
    3. Neuroprotetor: Protege os neurônios do estresse oxidativo e de inflamações, melhorando assim as funções neurocomportamentais. Isso quer dizer que o açafrão pode ser usado na prevenção da doença de Parkinson e Alzheimer.
    4. Digestão: Outro benefício da cúrcuma está ligado ao sistema digestivo, melhorando a microbiota intestinal, reduzindo bactérias e auxiliando no trato intestinal.
    5. Tratamento de doenças crônicas: Diabetes e doenças cardiovasculares. 

    Dicas de uso e cuidados com a cúrcuma

    É muito importante procurar um médico caso tenha uma doença pré-existente e jamais substitua o tratamento medicamentoso por produtos naturais sem que seja acompanhado por um profissional especializado em medicina indiana ou chinesa.

    A melhor forma de aproveitar os benefícios da cúrcuma é incluindo essa especiaria no preparo diário de suas refeições.

    A cúrcuma é vendida em pó e também é possível encontrar ela em raiz, onde você precisa ralar e adicioná-la na receita. É importante dizer que o chá de cúrcuma não possui propriedades.

    Para te ajudar a entender melhor os benefícios dessa especiaria e até mesmo como utilizá-la, você pode encontrar livros sobre medicina natural e até obras feitas falando apenas desse item. 

    Em uma busca rápida na Amazon, encontramos não apenas literatura sobre os benefícios da planta, como também suplementos e o pó de cúrcuma vendidos a preços bem atrativos.

    Isso significa que é fácil aprender mais sobre o assunto e também é simples ter acesso ao pó de cúrcuma, também chamado de açafrão.

    Mas antes de comprar qualquer produto com a intenção de conquistar benefícios para o tratamento de doenças, é importante tomar cuidado.

    A cúrcuma não tem efeitos colaterais e contraindicações particulares, mas deve ser definitivamente evitada em algumas situações particulares como no caso de alergia ou sensibilidade.

    Pacientes com obstrução da via biliar devem evitar a cúrcuma. Grávidas e lactantes devem reduzir o consumo.

    Novamente precisamos dizer que é em casos de dúvida, procure um profissional da saúde para te ajudar no processo de tratamento de qualquer enfermidade.

    Leia também: Precisa Melhorar A Saúde Óssea? Conheça Alimentos E Práticas Que Podem Te Ajudar

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.