Utilizado para diversas finalidades, o manjericão é uma daquelas ervas usadas desde a antiguidade, mais precisamente na Grécia Antiga. De um modo geral, os benefícios do manjericão o torna uma erva quase “milagrosa”. A planta pode agir como um desintoxicante e um antisséptico, que ajudam o corpo a se restabelecer das mais variadas infecções.
    Além disso, o manjericão também é altamente concentrado em óleos voláteis e substâncias antioxidantes. Enquanto os primeiros possuem ação antibacteriana, as segundas estão diretamente relacionadas ao combate da proliferação dos radicais livres.
    A seguir, conheça mais alguns detalhes sobre o manjericão e saiba como introduzi-lo na sua dieta. Veja alguns dos benefícios que o manjericão traz para a saúde do nosso corpo.

    Características do manjericão

    A tabela nutricional do manjericão é repleta dos mais diversos nutrientes. Dentre eles estão: potássio, cálcio, fósforo, proteínas, vitamina C, tiamina B1, riboflavina B2, niacina, piridoxina B6, zinco, cobre, magnésio, manganês, sódio, carboidratos e as gorduras poli-insaturadas e saturadas.

    Benefícios do manjericão

    Além de deixar uma marca inesquecível nos mais variados pratos, os benefícios do manjericão faz unir o útil ao agradável. Eis as principais vantagens:

    Age contra o estresse

    Pessoas que se sintam não apenas irritadas, mas igualmente cansadas constantemente devem recorrer a essa incrível planta. Existem muitos estudos que comprovam sua capacidade em relaxar o corpo humano. Isso se deve aos fitoquímicos presentes nas folhas do manjericão, substâncias importantíssimas para controlar os índices do hormônio chamado cortisol, o grande responsável pelo aumento desproporcional do estresse quando é secretado em quantidades muito acima das ideais.

    Elimina bactérias

    O manjericão é rico em determinados óleos essenciais, como o limoneno, o linalol, o eugenol, o estragol, o cineol, o mircene e o sabinene. Algumas pesquisas científicas constataram que esses óleos conseguem inibir a atuação de bactérias como a salmonella typhi e a escherichia coli

    Protege o coração ((Veja 5 alimentos amigos do coração))

    Extremamente concentrado em magnésio, vitamina A, o manjericão consegue impedir que os radicais livres ajam sobre as células, contribuindo para a diminuição de chances de o organismo vir a desenvolver algum câncer.
    Além disso, as substâncias contidas na planta aprimoram significativamente o fluxo da corrente sanguínea, melhorando substancialmente a saúde cardiovascular.

    Elimina o mau hálito

    Longe de substituir o cuidado constante com os dentes e sua escovação diária, quando consumido regularmente o manjericão também tem a vantagem de desempenhar o papel de um refrescante bucal. Evidente que o mau hálito pode ter várias origens e que, em alguns casos, só é banido com uma intervenção médica.

    Fortalece a imunidade corporal

    Em sua forma fresca, o manjericão consegue aperfeiçoar a eficácia do sistema imunológico, que ao apresentar um melhor rendimento de suas funções passa a extirpar elementos estranhos ou nocivos ao organismo de um modo mais rápido e fácil. Um bom exemplo é a eliminação das células responsáveis pela disseminação da gripe, que deixam de ter voz ativa quando o sistema imunológico funciona a todo vapor.

    Como armazenar corretamente o manjericão

    Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, nem todas as plantas são melhor armazenadas na geladeira. O manjericão é uma delas, já que em um ambiente extremamente frio ele tende a murchar quase que instantaneamente.
    O ideal é manter a erva distante da luz solar e em um copo com água — considerando um maço. Também é válido providenciar um saco plástico para cobri-lo, visando deixá-lo mais úmido. Porém, é importante que haja alguns furos no saco para que a planta não fique sem ar.

    Como consumir o manjericão

    Existem muitas maneiras de acrescentar um toque de manjericão no cardápio alimentar. Dentre os pratos de destaque que podem agregar esse saboroso ingrediente estão pães, sucos, massas, patês, molhos, chás e queijos.
    Seja qual for o prato, os nutricionistas sempre aconselham a manter as propriedades do manjericão intactas. Para isso, deve-se inserir a planta apenas nos últimos instantes de preparo. Dessa forma, o manjericão se mantém fresco e, principalmente, conserva suas substâncias antioxidantes.

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.