Os fisioterapeutas têm muito treinamento. Ainda assim, é uma boa ideia perguntar a eles sobre sua experiência em trabalhar com pessoas que tiveram condições como a sua. Você também pode perguntar quantas sessões você vai precisar.
Como a fisioterapia trata a dor?
Os fisioterapeutas são especialistas não apenas no tratamento da dor, mas também na sua fonte. O seu procurará áreas de fraqueza ou rigidez que possam estar adicionando estresse aos locais que doem. E eles tratarão essas áreas com certos exercícios para aliviar a dor e ajudá-lo a se mover melhor, é o que acontece com a tradicional fisioterapia para coluna lombar.
Em uma sessão de fisioterapia, você pode fazer uma mistura de:
Exercícios de alívio da dor. Esses movimentos visam áreas onde você sente dor, então você fica mais forte e mais flexível – o que deve facilitar a vida.
Alongamento. Isso será suave, e seu terapeuta garantirá que você esteja aquecido e não estique muito.
Seu fisioterapeuta pode prescrever exercícios para você fazer em casa.
O que mais posso fazer?
Durante suas sessões, seu terapeuta também pode usar:
Bolsas de calor e gelo. O gelo acalma a inflamação. O calor aquece os músculos para que eles se movam melhor. Ambos podem ajudar com a dor.
Vai Doer?
A fisioterapia não deve doer e será segura. Mas como você usará partes do seu corpo que estão feridas ou com dor crônica, a fisioterapia pode ser desafiadora, até difícil. Por exemplo, você pode se sentir dolorido após alongamento ou massagem profunda.
Mas há uma razão para isso. Seu terapeuta tem um plano específico em mente com base em suas necessidades particulares. Às vezes, para ficar mais forte, você tem que fazer um treinamento duro. Vai empurrá-lo, mas não deve ser demais.
Cada pessoa pode responder de forma diferente à terapia. Seu tipo de corpo, atividades diárias, alinhamento e hábitos afetam seu plano. Fique com ele, e você obterá os benefícios.
Leia também: O que faz um médico angiologista?