O uso correto do protetor solar ajuda a prevenir rugas, ressecamento da pele, manchas e vários outros fatores inerentes ao tempo.

    Desde a antiguidade o ser humano busca maneiras de manter a aparência jovem e evitar os sinais do tempo. No entanto, o envelhecimento da pele pode ocorrer até mesmo de forma precoce quando não há os cuidados adequados. Uma forma de garantir a aparência jovem e saudável, além do uso de hidratantes e máscaras faciais é a utilização  do protetor solar correto para cada tipo de pele e ocasião. Entenda mais sobre o tema a partir de agora.

    Como o protetor solar ajuda no combate ao envelhecimento

    Primeiramente é importante entender que o envelhecimento da pele ocorre por conta da degeneração celular. O seu corpo renova suas células com determinada frequência, inclusive alguns estudos mostram que a cada 7 anos uma pessoa conclui uma troca total de células orgânicas. Isso ocorre de forma natural, mas alguns fatores podem contribuir para o aceleramento do processo.

    A exposição ao sol, por exemplo, é um fator que degenera as células da pele de forma mais rápida e obriga o organismo a recompor o que foi perdido. Nessa “troca de pele” precoce, as novas estruturas não são iguais às anteriores. Por isso é importante usar o protetor solar adequadamente para prevenir a degradação do tecido.

    Rugas, manchas de flacidez aparecem com mais frequência na pele que envelhece precocemente. Sendo assim, o bloqueador solar age diretamente na prevenção dos sinais da idade, sejam naturais ou provocados pela exposição ao sol. Afinal, os produtos contam com hidratantes e outras substâncias que desaceleram a degeneração comum da própria pele.

    Protetor solar também ajuda a prevenir doenças graves

    Vale destacar que, durante o processo de troca celular, alguns componentes podem surgir com uma espécie de “erro” e se multiplicar de modo desenfreado. Esta situação recebe o nome popular de câncer de pele, que pode e deve ser evitado. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de carcinomas na pela só no Brasil. No entanto, boa parte dos casos nem sequer recebe diagnóstico, pois muitos pacientes só procuram o médico quando os sintomas começam a aparecer.

    “O protetor solar é, sem dúvidas, o melhor creme anti rugas que existe. Independentemente do tipo de pele, quando pensamos em prevenção de câncer de pele e envelhecimento precoce, qualquer protetor FPS maior ou igual a 30, aplicado de maneira adequada, cumprirá bem seu papel”, explicou a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em uma entrevista à revista L’Officiel.

    Encontre o protetor solar ideal para o seu tipo de pele

    Por fim, saiba que existe uma imensa variedade de protetores contra a ação do sol que se adequam a todos os tipos de pele, desde as mais sensíveis até as mais resistentes. Crianças, adultos e idosos podem fazer bom uso do produto diariamente para evitar problemas no futuro.

    Além disso, é possível utilizar o formato de protetor que melhor se adapte ao seu corpo. existem cremes, óleos e até versões sólidas da substância. cada uma tem um tipo de ação diferente, a qual é indicada em casos específicos.

    Por isso, uma das recomendações é a de procurar um profissional de dermatologia que possa analisar a sua pele e oferecer as melhores indicações de bloqueadores contra a ação solar.

    A prevenção sempre deve ser considerada como o melhor remédio para qualquer situação que envolva desafios à saúde humana. O uso do protetor é uma ferramenta importante em todo esse processo e vai ajudar a combater o envelhecimento e o aparecimento de algumas doenças.

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.