Criada na Antiga China, a há mais de 5 mil anos atrás, a reflexologia, apesar de não ser muito popular aqui no Brasil, é muito conhecida, bem aceita e altamente recomendada por todo o mundo.

    Mas o que é isso?

    Como funciona?

    Quais são os tipos?

    Quais são os benefícios?

    Tudo isso você descobrirá agora!

    O que é e como funciona a reflexologia?

    Reflexologia é uma técnica chinesa muito antiga e é um tipo de massagem realizado em alguns pontos do corpo para facilitar a autocura, promover um aumento do sistema imunológico e fazer com que o organismo trabalhe de forma mais eficaz.

    Ela parte do princípio de que todo o corpo está conectado e que a energia vital passa por todos os membros, logo, se você estiver com uma dor na barriga, poderá sentir sinais reveladores em outras partes do corpo.

    E, do mesmo jeito que os sinais aparecem nessas áreas, elas também podem servir como locais de tratamento para a dor na barriga ou qualquer outro sintoma que esteja sentindo.

    Quais são tipos de reflexologia?

    Existem diversos tipos de reflexologia, mas os principais são:

    Manual

    Reflexologia manual é a técnica realizada nas mãos. Você já sabe que o pulso tem uma artéria que, se cortada, pode matar e o dedo em que se coloca o anel de casamento possui uma veia que o liga diretamente ao coração, não é?

    Isso são só mais algumas provas de que a reflexologia possui efeito real sobre os órgãos do corpo.

    Podal

    A Reflexologia podal é a técnica realizada nos pés. É fato que os pés possuem uma grande quantidade de terminações nervosas e que essas terminações estão conectadas com todo o corpo.

    O pé esquerdo possui conexões com todo o lado esquerdo e o pé direito com todo o lado direito.
    Dito isso, existe um mapa para os pés que diz qual área corresponde a cada imagem.

    Então, funciona dessa maneira: Uma massagem na área X, vai causar um efeito sobre o órgão Y. Se você tiver algum sintoma, será acusado nessa massagem, se não tiver nada, a massagem fará com que esse órgão trabalhe de forma mais eficaz.

    Quais são os benefícios da reflexologia?

    O principal benefício é a solução de problemas como o estresse, a enxaqueca e as dores nas costas.

    Mas não para por aí. Recomenda-se realizar uma sessão por semana, pois isso ajudará a melhorar significativamente a sua qualidade de vida e, com um bom profissional, terá os desconfortos mentais e físicos aliviados.

    Essa também é uma maneira ótima de relaxar todo o corpo e equilibrar o corpo e a mente.

    2 tipos de massagem de reflexologia podal que você precisa conhecer

    Para finalizar, achei legal selecionar 2 técnicas de reflexologia que você precisa conhecer e que são simples, ou seja, você mesmo pode fazer.

    Antes de passar para as massagens, uma observação: Coloque os pés em água morna antes da aplicação da técnica para relaxá-los e para torna-los mais sensíveis ao toque.

    Reflexologia para ansiedade

    Primeiro passo: Segure o dedão do pé com dois dedos de uma mão (na parte superior) e com o polegar da mão (na base do dedão). Leve o polegar até a parte superior do dedão.

    Segundo passo: Encontre o centro do dedão e faça movimentos circulares com o seu polegar durante 15 segundos.

    Terceiro passo: Puxe o pé para trás com uma mão e com o polegar da outra, faça o movimento lateral por toda a área que corresponde ao diafragma.

    Quarto passo: Puxe o pé para trás, coloque o polegar na área correspondente ao diafragma e suba até a ponta de cada dedo.

    Quinto passo: Faça o movimento com o polegar por toda a lateral interna do pé 3 vezes.

    Reflexologia para combater a azia

    Primeiro passo: Deslize o polegar lateralmente por toda a área correspondente ao diafragma.

    Segundo passo: Puxe os dedos para trás e com o polegar da outra mão, deslize verticalmente da área correspondente ao diafragma até o espaço entre o dedão e o segundo dedo.

    Terceiro passo: Coloque o polegar no centro da área do diafragma e faça movimentos circulares durante 10 segundos.

    Quarto passo: Coloque o pé para trás, posicione o polegar na área correspondente ao diafragma e suba até a ponta de cada dedo.

    Quinto passo: Faça o movimento com o polegar por toda a lateral interna do pé 3 vezes.

    Com essas duas técnicas básicas, você já terá uma grande ajuda, visto que, principalmente a ansiedade, é pivô de uma boa quantidade de problemas de saúde, não acha?

    Para finalizar, vamos rever os principais tópicos do artigo:

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.