No momento de consultar um especialista em alimentação, é um pouco difícil saber qual a diferença do nutrólogo para o nutricionista.

    Mesmo se o papel do nutrólogo e aquele do nutricionista envolvam a sua alimentação, esses dois profissionais de saúde não possuem as mesmas qualificações e não trabalham da mesma maneira.

    A principal diferença é que o nutrólogo é um médico especializado em nutrição, enquanto que o nutricionista é graduado em nutrição.

    Isso torna a abordagem diferente, onde o nutrólogo diagnostica e trata doenças ligadas à ingestão de nutrientes e ao metabolismo, e o nutricionista orienta quanto aos hábitos alimentares.

    Se ainda está parecendo um pouco confuso, vamos explicar tudo em detalhes, e assim, você vai entender quando consultar um ou o outro!

    Qual a diferença do nutrólogo para o nutricionista?

    Para entender qual a diferença do nutrólogo para o nutricionista, é importante saber que muitas vezes eles trabalham em conjunto, sempre com o objetivo de promover a saúde do paciente.

    Veja as principais diferenças:

    Estudos e conhecimentos diferentes

    O nutrólogo é graduado em medicina, como em endocrinologia, clínica geral, pediatria ou gastroenterologia, por exemplo.

    Ao acabar sua graduação, ele deve se especializar em nutrição antes de poder exercer sua profissão como nutrólogo.

    Já o nutricionista faz a graduação em nutrição, e assim que se formar já pode começar a trabalhar, a não ser que ele queira se especializar em nutricionista esportivo.

    Nesse caso, da mesma forma que o médico faz a especialização em nutrição, o nutricionista se especializa em nutrição esportiva.

    Maneira de trabalhar

    O nutrólogo tem o papel de antecipar, diagnosticar e tratar de problemas ligados à nutrição. Sendo assim, do diabetes à obesidade, avaliando o colesterol, as intolerâncias alimentares, a anorexia ou bulimia.

    Assim como um médico ortopedista especialista em joelho, ele pode solicitar exames e prescrever medicamentos.

    Também avalia a quantidade de nutrientes presentes no corpo a partir de exames, e determina a quantidade correta de proteínas ou vitaminas para cada indivíduo.

    O trabalho do nutricionista consiste em educar seus pacientes na questão da alimentação e de bons hábitos, no entanto, ele não pode prescrever remédios.

    Para isso, ele elabora programas alimentares adaptados às necessidades de cada paciente e acompanha para que eles adotem uma dieta saudável e equilibrada.

    Então, ele vai motivar a introdução de novos alimentos, substituir os alimentos dos grupos musculares, além de sugerir novas opções de alimentos.

    Os pontos em comum do nutrólogo e do nutricionista

    Agora que você entendeu qual a diferença do nutrólogo para o nutricionista, o que essas duas profissões têm em comum?

    Para propor ao paciente uma dieta mais adequada, tanto o nutricionista como o nutrólogo levam em conta alguns fatores, como:

    Idade;

    Sexo;

    Estilo de vida;

    Hábitos alimentares;

    Genética.

    Ambos conhecem tudo sobre o valor nutricional dos alimentos, seus efeitos na saúde e assim, adaptam a alimentação às necessidades de cada paciente.

    Dessa forma, o papel do nutrólogo, assim como o do nutricionista, é ajudar as pessoas que desejam perder peso ou sofrem de problemas de saúde ligados à sua alimentação.

    Nutrólogo ou nutricionista: qual consultar?

    Outra diferença entre o nutrólogo e o nutricionista é o motivo pelo qual você vai consultar um ou o outro.

    Da mesma maneira que você consulta um ortopedista especialista em ombro para tratar do ombro e não um especialista em quadril, o nutrólogo e o nutricionista têm suas particularidades.

    Como cada caso é um caso, veja quem você deve procurar.

    Geralmente, consultamos um nutrólogo para tratar problemas de sobrepeso ou quando existe uma doença cardiovascular ou metabólica, como diabetes, gota ou problemas de tireoide, ligada a um problema nutricional.

    Diferentemente do nutricionista, ele pode administrar tratamentos medicamentosos para tratar uma variedade de doenças.

    Por outro lado, o nutricionista vai traçar dietas personalizadas para seus pacientes, em função de seu metabolismo e hábitos alimentares.

    Também faz todo o acompanhamento, propondo receitas para sua nova alimentação.

    Muitas vezes, um clínico geral pode direcionar seus pacientes com problemas de metabolismo ou de alimentação a um nutricionista para que ele elabore um regime específico.

    Vale lembrar aqui que, embora grande parte das pessoas procurem um nutricionista para perder peso e com isso, prevenir doenças ou mesmo por uma questão de beleza, hoje em dia, mais e mais atletas procuram um nutricionista esportivo.

    O principal objetivo nesse caso é ajustar a alimentação para otimizar seu desempenho físico durante as competições.

    Além disso, tem crescido bastante a procura entre vegetarianos, que desejam garantir que na sua alimentação não falte nenhum nutriente.

    Qual a diferença do nutrólogo para o nutricionista: conclusão

    Portanto, sabendo agora qual a diferença do nutrólogo para o nutricionista, você já sabe qual deve procurar para resolver da melhor forma possível os seus problemas!

    Apenas lembre-se que os dois se complementam, sempre com o objetivo de promover nossa saúde por meio da alimentação, e evitando assim uma variedade de doenças.

    Saiba também: Carcinomatose Peritoneal Tem Cura? Tirando Dúvidas

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.