Uma das maiores preocupações de futuras mamães é quanto ao perímetro cefálico bebê 2 meses, principalmente se corre o risco de algum problema mais grave.
Isso porque, se a mãe contraiu alguma doença durante a gestação, como Zika Vírus ou rubéola, por exemplo, pode provocar alteração no perímetro cefálico do bebê.
Exatamente por isso que é importante fazer todo o pré-natal, inclusive realizar os exames que medem a cabeça do feto, e se for detectado algum problema, o médico provavelmente vai solicitar outros.
Por outro lado, não é somente durante a gravidez que é necessário fazer essa medição, mas ao longo de todo o primeiro ano de vida da criança.
Então, para tirar todas as suas dúvidas sobre o perímetro cefálico do bebê, conversamos com um pediatra para esclarecer todas elas.
Perímetro cefálico bebê 2 meses: o que é?
O perímetro cefálico bebê 2 meses é a medida da circunferência da cabeça do bebê, e varia à medida que o bebê vai crescendo.
Segundo a OMS, o perímetro cefálico considerado normal para recém-nascidos é de 33 cm, podendo haver alguma variação conforme a genética e etnia.
Utiliza-se essa avaliação como parâmetro nos dois primeiros anos de vida. Já que após esse período, o crescimento é muito lento.
A partir dessa medida, o pediatra é capaz de avaliar se o cérebro está ou não se desenvolvendo adequadamente.
Perímetro cefálico: qual é o normal?
A medida de referência para o perímetro cefálico bebê 2 meses difere de meninos para meninas.
Para as meninas, é de 37 a 39,5 cm, enquanto para os meninos, é de 38 a 40,5 cm.
Em todas as consultas pediátricas, o médico mede a cabeça do bebê para avaliar se está dentro da normalidade.
Para você saber, o perímetro cefálico do bebê aumenta com mais rapidez ao longo dos primeiros meses, e depois o crescimento é mais lento.
Enquanto o crescimento do perímetro cefálico durante os três primeiros meses é de 2 cm ao mês, dos 9 aos 12 meses é de 0,5 cm ao mês.
Leia também: Banho Relaxante para Bebê Dormir: Dicas para um sono tranquilo
Perímetro cefálico bebê 2 meses: quando me preocupar?
Como há um valor de referência para o perímetro cefálico bebê 2 meses, se estiver acima ou abaixo do normal, é necessária uma avaliação mais detalhada.
Quando há um aumento craniano anormal, ou seja, maior do que o tamanho padrão indicado para bebê de 2 meses, pode ser um caso de macrocefalia.
Agora, caracteriza-se microcefalia quando o tamanho da cabeça é muito menor.
Além disso, pode ser um sinal de hidrocefalia ou tumor.
Em todos os casos, é indispensável a avaliação de um especialista para orientar quanto ao tratamento.
Por isso, não deixe de levar seu bebê a todas as consultas com o pediatra durante os dois primeiros anos de vida!