Se alguém já falou para você o que é bico de papagaio no joelho, provavelmente achou que era uma brincadeira, afinal, conhecemos mais bico de papagaio na coluna, não é mesmo?

    Também chamado de osteofitose, o bico de papagaio é caracterizado por crescimentos ósseos que se desenvolvem ao nível das articulações, que fazem parte de doenças articulares degenerativas, como a artrose, por exemplo. 

    Então, geralmente, os bicos de papagaio são indolores e resultam de uma reação do osso a uma pressão anormal exercida sobre ele.

    Portanto, se é a primeira vez que você está ouvindo falar sobre bico de papagaio no joelho, preparamos um guia com todas as informações.

    Assim, se alguns dos sintomas mencionados lhe parecerem familiar, você já saberá o que fazer!

    O que é bico de papagaio no joelho?

    Se a sua dúvida é sobre o que é bico de papagaio no joelho, saiba que são protuberâncias do tecido ósseo que se desenvolvem na extremidade do osso ou na articulação.

    É chamado assim porque nas radiografias, essas protuberâncias lembram o formato de um bico de papagaio.

    Os bicos de papagaio se formam geralmente em caso de artrose, uma doença que causa a degeneração progressiva das cartilagens presentes na extremidade dos ossos.

    Vale lembrar que a artrose é uma doença ligada ao envelhecimento, mas pode aparecer em pessoas mais novas cujas articulações são muito solicitadas, como é o caso de determinados esportes ou um tipo de trabalho.

    Quais as causas de bico de papagaio no joelho?

    Agora que você já entendeu o que é bico de papagaio no joelho, saiba que o desenvolvimento de bico de papagaio no joelho está diretamente relacionado à doenças degenerativas das articulações, principalmente a artrose de joelho.

    Então, o desgaste das cartilagens decorrente da artrose provoca uma reação anormal da reconstituição do tecido ósseo para compensar o vazio criado na articulação.

    Ou seja, a ossificação ocupa o lugar da membrana que envolve a articulação, reagindo às pressões excessivas.

    No entanto, também pode ser causado por:

    • Micro traumatismos ósseos devido à choques;
    • Inflamação do tecido ósseo.

    Por outro lado, alguns fatores podem favorecer o desenvolvimento de bico de papagaio:

    • Solicitação excessiva das articulações ou esforços repetitivos;
    • Predisposição genética;
    • Idade;
    • Artrite;
    • Poliartrite reumatóide;
    • Sobrepeso.

    Bico de papagaio no joelho: quais os sintomas?

    Na verdade, o bico pode ser assintomático, mas pode vir acompanhado de uma série de sintomas:

    • Redução da amplitude dos movimentos da articulação, causando rigidez;
    • Dores decorrentes dos atritos,
    • Em função de sua localização, pode comprimir nervos, músculos e tendões, o que provoca dores;
    • Inchaço da articulação;
    • Em casos extremos, pode levar à deformidades visíveis.

    De uma maneira geral, fica difícil diferenciar os sintomas ligados à artrose daqueles associados à osteofitose.

    Como conhecemos mais o bico de papagaio da coluna vertebral, vale a pena saber o que acontece. Então, pode causar uma redução do espaço do canal vertebral que contém a medula espinhal.

    Nesse caso, pode comprimir as raízes nervosas da medula e provocar fraqueza muscular, formigamentos e dores, sendo importante consultar um ortopedista especialista em coluna.

    Como diagnosticar bico de papagaio no joelho?

    Quando se trata de diagnosticar o que é bico de papagaio no joelho, uma radiografia permite estabelecer o diagnóstico de osteófito.

    Outros exames podem ser solicitados apenas para descartar outras doenças subjacentes, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

    O mais importante é se você sentir alguns dos sintomas citados acima, para evitar a piora do quadro, marcar logo uma consulta com um ortopedista especialista em joelho.

    Apenas ele será capaz de fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

    Bico de papagaio no joelho quais os tratamentos?

    Antes de mais nada, convém lembrar que o bico de papagaio no joelho geralmente não é doloroso, é a artrose a responsável pelos sintomas.

    Por isso, o médico vai tratar essa artrose, e embora não tenha cura, o objetivo é aliviar as dores e trazer mais qualidade de vida ao paciente.

    Em caso de dores, o tratamento pode ser à base de analgésicos e anti-inflamatórios, infiltrações ou o uso de talas.

    Não podemos nos esquecer da importância da fisioterapia em todo esse processo, particularmente para promover a mobilidade articular e estabilização de suas estruturas.

    São raros os casos onde os osteófitos podem causar um bloqueio nos movimentos ou comprimir estruturas importantes, sendo necessário retirá-los cirurgicamente.

    Dicas para prevenir bico de papagaio no joelho

    Sabendo o que é bico de papagaio no joelho e que é sinal característico da artrose, como prevenir o seu aparecimento?

    • Perda de peso;
    • Prática regular de uma atividade física;
    • Manter alimentação balanceada, de preferência, vegetais escuros, sementes e alimentos ricos em cálcio;
    • Hidratar-se.

    Portanto, além de todos os tratamentos citados acima, mais e mais pessoas buscam terapias alternativas, onde a acupuntura tem mostrado ótimos resultados para aliviar as dores e evitar a evolução da artrose.

    Em suma, ao adotar bons hábitos, isso vai beneficiar não apenas a articulação do joelho, mas ajudar na prevenção de uma série de doenças.

    Qual médico trata de bico de papagaio no joelho?

    Com todas as informações sobre o que é bico de papagaio no joelho e se você desconfiar que pode ser o seu caso, deve procurar um ortopedista especialista em Joelho.

    É um profissional habilitado em fazer desde o diagnóstico até propor o tratamento mais adequado.

    Porém, infelizmente, a maioria das pessoas só pensa em procurar um profissional de saúde quando as dores no joelho se tornam insuportáveis.

    E embora a artrose seja a principal causa do bico de papagaio e ainda sem cura, existem tratamentos para aliviar as dores e promover uma boa qualidade de vida ao paciente.

     

    Veja também: Qual A Diferença Do Nutrólogo Para O Nutricionista?

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.