O álcool é frequentemente usado para relaxar e descontrair após um longo dia. No entanto, isso pode se tornar um comportamento problemático de beber ao longo do tempo. O Alcoolismo no trabalho é uma das grandes preocupações dos gestores de RH das grandes empresas. O que fazer?

    O problema do alcoolismo no local de trabalho

    Muitos trabalhadores, é claro, consomem apenas quantidades moderadas de álcool, mas outros não podem controlar o quanto bebem. O alcoolismo coloca um enorme fardo financeiro nos empregos. Empresas em São Paulo, por exemplo, gastam muitos recursos anualmente relacionados às complicações do abuso de álcool pelos funcionários de várias maneiras. Isso inclui:

    • absentismo,
    • complicações de saúde,
    • acidentes de trabalho,
    • outras perdas de desempenho.

    Quando um funcionário luta contra o uso de álcool, isso afeta não apenas o indivíduo, mas também o ambiente – superiores, colegas e membros da equipe do projeto. Se você quiser parar de beber, é importante saber que você não está sozinho no caminho da recuperação.

    As indústrias mais afetadas pelo alcoolismo no trabalho

    Os efeitos do alcoolismo no trabalho são mais evidentes em algumas indústrias do que em outras. Muitas vezes, as funções de trabalho com um nível mais alto de problemas com a bebida têm um nível mais alto de risco.

    As profissões mais afetadas pelo consumo de álcool são:

    Ajudando alguém com um problema de bebida - HelpGuide.org

    Bartenders – em média 2,33 vezes mais propensos a desenvolver alcoolismo

    Operadores de máquinas – o alcoolismo é 2 vezes mais provável

    Garçons – 1,87 vezes mais frequentemente

    Pintores – 1,85 vezes mais

    Cozinheiros – 1,77 vezes mais provável

    Marinheiros – 1,75 vezes mais frequentemente

    Trabalhadores da construção civil – 1,72 vezes mais

    Outras indústrias com grande chance de problemas com a bebida incluem as indústrias de perfuração e mineração, empregadores de serviços de alimentação, indústria de mineração e trabalhos relacionados à instalação, reparo e manutenção de vários tipos de equipamentos.

    A procura por parte dos profissionais especialistas nos segmentos citados acima, por clinica de reabilitação em São Paulo para tratamento do alcoolismo, já é uma realidade atual, demonstrando o quanto é preocupante esse problema.

    Os efeitos negativos do alcoolismo no trabalho

    Os hábitos de consumo podem afetar um negócio, não importa quão grande ou pequena a organização seja. Outro fator a considerar é como o consumo individual de álcool afeta familiares e amigos próximos. As pessoas que vivem com alcoólatras são mais propensas a ter problemas com o local de trabalho. Por exemplo, um ente querido pode ter dificuldade em se concentrar no trabalho, ter que tirar alguns dias de folga ou pode ter problemas de saúde devido ao estresse de cuidar de alguém com alcoolismo.

    O alcoolismo ocupacional pode ser muito caro para um empregador. Beber também pode levar a acidentes de trabalho mais frequentes. Além disso, o álcool pode causar falta de concentração e coordenação no trabalho do funcionário. Isso reduz a produtividade, o que, por sua vez, afeta seus objetivos de negócios.

    Álcool e Trabalho

    Vídeo interessante do canal no YouTube “CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool”.

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.