Precisa melhorar a saúde óssea? Conheça alimentos e práticas que podem te ajudar

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Ossos saudáveis ​​e fortes são a base para uma vida saudável e em forma no futuro, especialmente para as mulheres, que fazem malabarismos com o trabalho e as tarefas domésticas, que tendem a causar deficiência nos ossos devido ao esforço excessivo. 

Do jeito que está, a deficiência de vitamina D é comum em todas as idades e é mais observada em mulheres após os 35 anos. 

Dores nas articulações e extremidades podem ser mais comuns nessa faixa etária. Algumas mulheres se encontram sendo mães nessa idade e por isso dores nos ombros podem aparecer devido a gestação ou o peso de carregar o bebê, caso as dores permaneçam depois de semanas, é aconselhável procurar um ortopedista especialista em ombro e realizar uma consulta. 

Causas da deficiência óssea

A deficiência nos ossos pode ser observada devido a vários motivos, como alterações hormonais, metabolismo lento, pós-parto e menopausa. 

Problemas como dor nas articulações do joelho, inchaço, sensibilidade e rigidez também podem ser motivos para causar danos aos ossos. 

Para manter os ossos saudáveis ​​e fora do perigo de degeneração, as mulheres devem ter uma dieta rica em cálcio e praticar exercícios e ioga.

Remédios Ayurvédicos

Mulheres de todas as idades devem começar a consumir ervas naturais para se recuperar e evitar o desgaste da sua saúde óssea

Ervas como shatavari, ashwagandha, ashoka, brahmi e açafrão, shuddha, guggulu são benéficas para a saúde geral e devem ser incluídas na ingestão alimentar diária.

Fornecer cálcio natural aos ossos os nutre, evita a degeneração. Portanto, mulheres, cuidem desses aspectos!

• Após os 35 anos, deve-se evitar o trigo e adicionar mais milho à dieta.

• Inclua também sementes de gergelim em sua dieta.

• Consumir 60% de vegetais e 40% de proteínas é vital.

• Sua ingestão diária de cálcio deve ser de pelo menos 1.000 mg a 1.200 mg dos alimentos que você ingere.Inclua esses alimentos em sua dieta!

Cinco alimentos naturais que forneceriam cálcio e aumentariam a densidade óssea são:

• Semente de gergelim: Tome pelo menos uma colher de sopa de sementes de gergelim diariamente pela manhã com água, pois é a melhor fonte de cálcio para os ossos.

• Amêndoas: Coma de cinco a 10 amêndoas embebidas todos os dias.

• Espinafre: o espinafre tem muito cálcio, adicione uma xícara de espinafre cozido em qualquer forma, como purê, sopa ou junto com seus vegetais.

• Figo: Mergulhe uma xícara de figo seco durante a noite e, em seguida, faça uma pasta ou um smoothie e tome com leite na manhã seguinte.

• Ragi: cozinhe 100g de ragi para fazer mingau ou faça uma panqueca misturando ragi em pó com besan.

Alimentos a evitar

Para evitar alimentos tóxicos e inflamatórios, siga as sugestões abaixo:

• Trigo, farinha refinada, carne vermelha, alimentos azedos e fermentados, picles e alimentos enlatados, pois podem reduzir o metabolismo.

• Limite o consumo de chá, café, refrigerante e cola, pois pode diminuir a absorção de cálcio e contribuir para a perda óssea.

• O consumo excessivo de álcool também deve ser evitado, pois leva à perda de densidade óssea.

Smoothie FTW

Para nutrir seus ossos, você pode experimentar este smoothie simples:

Ingredientes:

10-12 figos secos, embebidos durante a noite

6 amêndoas escaldadas

1 colher de chá de sementes de erva-doce

¾ coco de vidro / leite de amêndoa

1 colher de sopa de sementes de gergelim

Método:

1. Corte os figos embebidos em pedaços finos.

2. Descasque as amêndoas

3. Coloque todos os ingredientes em um copo do liquidificador e bata até obter uma consistência lisa.

4. Aproveite!

Seguir essas soluções ayurvédicas acima ajudará a fortalecer os ossos e a se livrar de quaisquer doenças ósseas em qualquer mulher.

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