A luta pelo emagrecimento faz parte da vida de muitas pessoas. Felizmente, no atual mundo moderno, existem diversos métodos alternativos para se conseguir obter os resultados tão desejados. Muitos detalhes ligados aos hábitos alimentares podem agregar um ganho considerável durante a batalha contra o peso excessivo. Uma dessas estratégias é o consumo de suco.

    Existem dezenas de tipos que podem ser preparados em casa mesmo. Alguns possuem caráter hidratante em relação às células, além de promover a desintoxicação das mesmas. O mais interessante é a combinação de frutas com importantes vegetais e verduras que deixamos de consumir devido ao sabor, tipicamente, amargo, como a couve.

    A base do suco

    As frutas podem variar. Um bom suco pode conter laranjas, limões e mexericas, que detêm grande concentração de vitamina C. Já as frutas com predomínio de cor avermelhada como amoras, mirtilo e framboesa são importantes devido ao fato de combaterem inflamações.

    Benefícios das verduras e legumes 

    Escolhida a fruta, é recomendável a adição de verduras ou legumes. O inhame, a cenoura e a beterraba, por exemplo, podem contribuir enormemente para substituição de açúcar no suco. Além disso, esse 3 elementos são muito ricos em nutrientes essenciais ao corpo humano.
    Veja 7 receitas especiais de sucos detox para emagrecer

    Como melhorar o sabor

    Nem sempre saudável é sinônimo de gostoso. Se após acrescentar uma verdura o suco se tornar intragável, os nutricionistas aconselham a acrescentar água de coco ou, no máximo, um chá. A adição de água com gás prejudicará o efeito esperado e, assim, prejudicará o bom andamento da dieta.

    Evite o açúcar “comum”

    Mesmo a simples presença do baixo teor de açúcar das frutas pode atrapalhar essa dieta do suco. Pensando nisso, os especialistas aconselham a inclusão de fibras. Estas também concedem a sua parcela de desintoxicação das células e auxiliam na diminuição do açúcar originado das frutas.
    Veja como diminuir o consumo de açúcar

    Uma boa saída para ajudar a ingerir esses sucos é a o agave, uma espécie de açúcar orgânico. Para usar o potente agave, basta uma singela colher de chá, pois a sua capacidade adoçante é muito superior a do açúcar comum.

    O agave também auxilia no emagrecimento porque demora muito para se converter em glicose e, consequentemente, reduz de forma drástica a produção de insulina, substância que, por sua vez culmina no excesso de gordura no organismo. Outro benefício do agave é que ele é dotado de elevadas doses de minerais importantes, como o cálcio, o ferro e o potássio. Desse modo, é possível utilizar um açúcar menos agressivo ao corpo, se nutrir e ainda emagrecer.

    Como toda dieta, a do suco também deve ser regulada

    Os nutricionistas orientam que esses sucos precisam, impreterivelmente, serem ingeridos instantes após serem batidos no liquidificador. Junte-se a isso o fato de que devem ser tomados 2 vezes durante o dia  e em horários controlados.

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.