Nosso corpo é igual a um carro, precisa de uma calibragem de pneus periodicamente, temos que fazer a troca do óleo e sem dúvida, é preciso colocar o moto para funcionar. Assim é com a nossa saúde e as formas como podemos lidar com os exercícios físicos, 

    formas de emagrecer sem a ajuda de aparelhos específicos, sem sair de casa e fazendo o mínimo de esforço. Basta mudar alguns hábitos e procurar alguns objetos úteis que podem auxiliar na prática de exercícios, e mais que tudo, ter muita força de vontade.

    Quantas pessoas você conhece que são matriculadas na academia e não a frequentam? Quantas vezes você mesmo quis se matricular e no fim, acabou desistindo? E quando você finalmente se matricula, mas os exercícios te deixam entediado? Quando alguma dessas situações acontece (ou até mesmo mais de uma), não se pode desanimar, devem-se procurar maneiras alternativas para manter a saúde.

    Falta de dinheiro, de tempo ou distancia: há vários motivos para não frequentar uma academia. Mas isso não é desculpa para deixar de fazer exercícios e emagrecer.

    Certas coisas que fazem parte de nossa rotina nos ajudam a emagrecer e às vezes, nem fazemos ideia disso. Fazer uma bela faxina em casa é uma delas. Queima-se, em média, 200 calorias por hora. Uma boa ideia é também segurar a vassoura enquanto pratica abdominal: esse simples exercícios ajudam a fortalecer o abdômen. Uma série de vinte repetições, três vezes por semana, já é o suficiente para garantir resultados.

    Se onde você mora há alguma escada, experimente subi-la de dois em dois degraus para fortalecer os glúteos e o abdômen. Calcula-se que ao subir aproximadamente dez degraus, queimam-se em média quinze calorias. Se você mora em prédio, o simples fato de trocar o elevador pela escada já fará diferença, pois ativará seu metabolismo.

    Uma boa ideia é também separar pelo menos dez minutos do seu dia para a prática de exercícios, de forma ininterrupta. Mas é indicado mudar os exercícios de tempos em tempos, para que o corpo não se acostume com um só, perdendo-se assim, seu efeito. Caminhar após a prática desses exercícios é também uma boa pedida.

    Se você tiver algum videogame que te permita dançar ou que simule a prática de algum esporte, também será muito bom. Três vezes por semana, durante somente uma hora, já é o suficiente para melhorar sua capacidade respiratória e diminuir algumas medidas. Além disso, os jogos permitem muitas vezes a interação com algum amigo, o que faz o tempo passar ainda mais rápida, de forma divertida.

    Ainda há como se exercitar usando apenas o próprio peso: o agachamento e as flexões são exemplos bem conhecidos dessas atividades. Os músculos dos braços, pernas, quadríceps, coxas e glúteos ficam mais fortalecidos, evitando assim, a flacidez.

    Apesar de mais raro, quem tiver ou puder adquirir uma cama elástica, também é uma opção de emagrecer de forma fácil. Em uma hora, queimam-se aproximadamente 600 calorias. O exercício ainda fortalece as pernas e ajuda no combate à celulite, porque estimula a circulação sanguínea e evita inflamações.

    A maioria das sugestões apontadas aqui é de esforço moderado e que te ajudarão a emagrecer, durante algum tempo, o corpo continua a queimar calorias. Ou seja: se após praticar algum desses exercícios, você quiser ficar um pouco sentado à frente do computador, não há problema. Quer coisa melhor?

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.