A abóbora é um alimento gostoso, barato, facilmente encontrado, pouco calórico, pode ser consumido de várias formas e ainda oferece uma série de nutrientes para a saúde do nosso corpo. Em algumas regiões do país ela é conhecida como jerimum, tem cores, formatos e texturas diferentes. Mas, os pontos em comum não mudam: todas são saborosas, versáteis e muito saudáveis. Veja a seguir como consumir abóbora de diferentes maneiras e usufruir ao máximo das propriedades saudáveis desse alimento.

    Benefícios da abóbora para a saúde

    A abóbora é um vegetal típico da América do Sul. Já era consumido pelos povos indígenas e caiu no gosto da população em geral por causa do sabor agradável, da versatilidade na cozinha e, claro, do seu alto poder nutritivo. Veja a seguir alguns dos seus benefícios nutricionais.

    Melhora a saúde da próstata

    O óleo extraído das sementes de abóbora é rico em fitoesteróis que previnem o crescimento irregular da próstata, uma condição muito comum em homens a partir dos 50 anos e que pode comprometer a saúde da bexiga e órgãos vizinhos.

    Melhora o humor

    A abóbora é rica em triptofano, substância que regula os níveis de humor e alivia os sintomas da ansiedade e da depressão. O consumo regular da abóbora deixa você bem-disposto, alegre e cheio de energia.

    Alto poder antioxidante

    Por ser rica em antioxidantes, a abóbora combate a ação dos radicais livres. Estes agentes provocam envelhecimento e mau funcionamento das células, contribuindo para a incidência de doenças, como o câncer, a artrite reumatoide e doenças neurológicas e degenerativas como o Alzheimer.

    Mantém a pele longe de rugas

    Outro efeito positivo dos antioxidantes é uma pele mais lisa, sem manchas, com mais elasticidade e jovem por muito mais tempo.

    Tem poucas calorias

    Quem precisa perder peso pode apostar na abóbora como aliado. O alimento dá saciedade ao mesmo tempo em que tem baixo teor de calorias, uma combinação perfeita para quem quer emagrecer sem deixar de comer.

    Tem ação direta na formação muscular

    A abóbora é rica em proteína e magnésio, dois ingredientes fundamentais para a construção e recuperação muscular. Além de garantir mais energia para a atividade física, a abóbora também auxilia no processo de relaxamento dos músculos.

    Regula a pressão arterial

    Pessoas que sofrem com hipertensão arterial podem consumir abóbora para manter a pressão controlada. O vegetal também evita a perda óssea, comum com o passar do tempo e também ajuda a prevenir o surgimento de pedras nos rins.

    Ajuda no funcionamento do intestino

    A abóbora é rica em fibras, fundamental para o bom funcionamento do intestino, evitando o acúmulo de gases e as cólicas abdominais.

    7 maneiras de incluir abóbora no seu cardápio e garantir os benefícios

    Como você viu, são muitos os benefícios da abóbora e vale muito a pena mantê-la sempre dentro do seu cardápio. E para variar o consumo, sempre existem formas diferentes de consumir esse vegetal. Vamos ver algumas opções de consumo?

    1. Óleo de semente de abóbora

    O óleo de semente de abóbora reúne todos os benefícios já listados anteriormente e pode ser usado para temperar saladas e deixar sopas e outros alimentos mais saborosos. Também pode ser consumido como cápsulas, o que é mais prático.

    A recomendação é preferir a versão prensada a frio, pois conserva todas as propriedades originais do alimento. Por fim, consuma o óleo na sua condição natural, sem usá-lo para frituras.

    1. Sopa de abóbora

    Na dúvida sobre o que comer no jantar? Aposte em uma sopa de abóbora. É leve, fácil de fazer, dá saciedade e é muito saborosa. Pode usar gengibre para incrementar o prato e deixá-lo mais picante.

    1. Snacks com semente de abóbora

    A semente de abóbora pode se tornar aquele lanchinho fora de hora ou entre uma refeição e outra. Pode ser consumida sozinha ou junto com nozes, castanhas e uva passa. Só tome cuidado com os excessos.

    1. Abóbora assada

    Quem não abre mão de legumes assados, pode investir na abóbora levada ao forno. É só cortar o vegetal em lâminas, espalhar em uma assadeira e temperar com azeite, sal e ervas de sua preferência. Fica uma delícia.

    1. Purê de abóbora

    O purê de abóbora é um alimento muito prático e muito fácil de fazer. Basta cozinhar a abóbora, temperar com o que preferir, amassar e pronto. Se preferir, pode fritar pedacinhos de bacon, cebola e acrescentar o purê, deixando-o mais gostoso ainda.

    1. Sucos com semente ou polpa de abóbora crua

    Assim como boa parte dos vegetais, a abóbora consumida crua oferece uma quantidade maior de nutrientes. Uma opção é adicionar pedaços do vegetal em bebidas, como o suco verde, vitaminas etc.

    1. Doce de abóbora

    Você é do time que prefere o sabor mais doce da abóbora? Então, que tal fazer um doce gostoso e pouco calórico? Basta levar ao fogo a abóbora, o açúcar mascavo, eritritol ou o xilitol, um pouco de água e deixar apurar. Pode acrescentar cravo, canela e coco também. O doce deve ficar bem úmido para não ressecar depois.

    Se você queria motivos para comer abóbora todos os dias, aqui você encontrou vários. E o melhor é que dá pra variar o cardápio para não enjoar. Cozida, assada, crua ou aderindo apenas ao óleo de abóbora, o que importa é comer bem, sem deixar a saúde de lado.

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.