A cirurgia refrativa é um tratamento comum para problemas de visão. Os procedimentos podem ajudar a corrigir erros de refração.
O objetivo da cirurgia refrativa do olho é reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de óculos ou lentes de contato.
Cirurgia refrativa: o que são erros de refração?
Uma boa visão depende de quão bem a córnea e as lentes focalizam os raios de luz na retina.
Os raios de luz devem se curvar (refratar) para focar na retina. A retina é a camada nervosa sensível à luz que reveste a parte posterior do olho.
Ele cria impulsos dos raios de luz que são enviados através do nervo óptico para o cérebro.
Erros de refração são problemas de visão causados principalmente por uma córnea que não tem o formato perfeito ou um olho que é mais longo ou mais curto do que o normal. A córnea é a parte transparente na frente do olho.
Ele dobra e concentra as ondas de luz. Erros de refração fazem com que a luz de um objeto não seja focada na retina. Isso causa uma imagem borrada. Erros de refração podem ocorrer em olhos saudáveis.
Existem 4 tipos de erros de refração para fazer a cirurgia de refrativa:
- Miopia (miopia). Objetos próximos parecem nítidos. Mas as coisas à distância estão borradas. O olho é mais comprido do que o normal da frente para trás. Ou a córnea está muito curvada. As imagens são focadas na frente da retina, e não nela.
- Hipermetropia (hipermetropia). Você pode ver objetos distantes claramente. Mas os objetos de perto ficam borrados. O olho é mais curto do que o normal. Ou a córnea é muito plana. As imagens focam atrás da retina.
- Astigmatismo. Os objetos ficam desfocados a qualquer distância. A córnea, o cristalino ou ambos são moldados de forma que as imagens não sejam focalizadas com nitidez na retina.
- Presbiopia. Isso também é conhecido como olho de envelhecimento. O olho perde a capacidade de mudar de foco devido ao processo natural de envelhecimento. Isso geralmente ocorre entre 40 e 50 anos. A cirurgia refrativa não pode corrigir esse problema. A cirurgia pode tornar a visão à distância mais clara. Mas pode piorar a visão de perto.
Tipos de cirurgia refrativa
LASIK
Esta é uma cirurgia para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O procedimento remodela a córnea com um excimer laser. O LASIK substituiu muitos dos outros métodos de cirurgia refrativa do olho.
Esta cirurgia é feita usando um excimer frio laser controlado por computador. Ele também usa uma pequena lâmina chamada microcerátomo ou laser de femtossegundo.
Com uma dessas ferramentas, o cirurgião corta uma aba no centro da córnea. Uma fina camada de tecido é removida usando o excimer laser. Isso achata a córnea. A aba é substituída sem pontos. Ele se reconecta à córnea em minutos.
O LASIK guiado por Wavefront é um método avançado para medir distorções ópticas no olho. A tecnologia pode ser usada para avaliar o olho antes da cirurgia. Ele mede como a luz é distorcida quando passa pelo olho e é refletida de volta.
Isso cria um mapa óptico do olho e mostra as áreas problemáticas. A tecnologia de frente de onda permite que um cirurgião LASIK ajuste as configurações do feixe de laser para um procedimento mais preciso.
Isso pode proporcionar uma visão mais nítida e reduzir os problemas de visão noturna.
Na maioria dos casos, a recuperação da cirurgia LASIK é rápida, com o mínimo de desconforto. Remédios para dor leve e colírios podem ajudar as sequelas comuns de cirurgias, como:
- Olhos secos durante a cura
- Desconforto ocular nas primeiras 24 horas após a cirurgia
Possíveis complicações incluem:
- Visão corrigida ou corrigida demais
- Astigmatismo irregular
- Névoa ou brilho da córnea
- Sensibilidade à luz
- Incapacidade de usar lentes de contato
- Perda do flap corneano e necessidade de enxerto corneano
- Cicatriz
- Infecção
- Visão embaçada ou perda de visão
Ceratectomia fotorrefrativa
Esta cirurgia é feita com o mesmo tipo de excimer laser usado para LASIK. PRK é feito para remodelar a córnea para corrigir miopia leve a moderada.
O feixe de laser excimer remodela a córnea removendo pequenas quantidades de tecido da superfície externa. O procedimento usa um computador para mapear a superfície do olho.
Ele também calcula a quantidade de tecido a ser removida. Essa cirurgia geralmente leva alguns minutos. Como a superfície da córnea é removida, leva algumas semanas para cicatrizar.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem:
- Dor nos olhos que pode durar várias semanas
- Névoa leve da córnea logo após a cirurgia
- Brilho ou halos ao redor das luzes por meses após a cirurgia
Ceratotomia radial
Este procedimento é usado para corrigir miopia leve. Pequenos cortes (incisões) chamados são feitos na córnea com um bisturi de diamante.
Os cortes achatam o centro da córnea e alteram sua curva. Isso reduz a refração. Como a córnea está cortada, leva algumas semanas para cicatrizar. Essa cirurgia era muito comum. Mas foi quase substituído pelo LASIK.
Possíveis complicações incluem:
- Mudança de visão durante os primeiros meses
- Infecção
- Desconforto
- Uma córnea enfraquecida que pode se romper
- Problemas para ajustar lentes de contato
- Brilho ao redor das luzes
- Turvação do cristalino (catarata)
- Perda de visão
Ceratotomia Astigmática
A ceratotomia astigmática é muito parecida com a ceratotomia radial (RK). Esta cirurgia é usada para corrigir o astigmatismo. Em vez de fazer incisões radiais, o cirurgião ocular faz cortes na córnea em um padrão curvo.
Ceratoplastia lamelar automatizada
Isso é usado para hipermetropia e casos graves de miopia. Para miopia, o cirurgião ocular corta uma aba na frente da córnea com uma lâmina especial (microcerátomo).
A aba é dobrada para o lado. Uma fina fatia de tecido é removida da superfície da córnea. Isso achata a córnea central e reduz a refração. A aba é então colocada de volta no lugar. A aba se reconecta sem pontos.
Durante o ALK para hipermetropia, o cirurgião ocular faz um corte mais profundo na córnea com o microcerátomo para fazer uma aba. A pressão no olho faz com que a superfície da córnea se estique e inche.
A córnea protuberante melhora a potência óptica. Isso corrige a hipermetropia. A aba é então colocada de volta no lugar. Ele se reconecta sem pontos.
As possíveis complicações da cirurgia ALK incluem:
- Visão corrigida ou corrigida demais
- Astigmatismo
- Incapacidade de usar lentes de contato
- Perda do flap corneano e necessidade de enxerto corneano
- Cicatriz
- Infecção
- Perda de visão
- Brilho
Ceratoplastia térmica a laser
Este método aplica o calor de um laser às bordas da córnea. Isso reduz as fibras de colágeno e remodela a córnea. Você deve ter 40 anos ou mais para fazer esta cirurgia.
Ceratoplastia condutiva
Esta cirurgia é usada para corrigir hipermetropia leve a moderada. Ele usa o calor das ondas de rádio de baixo nível para reduzir o colágeno e mudar a forma da córnea.
Uma sonda menor que um fio de cabelo é usada para aplicar as ondas de rádio ao redor da córnea externa. Isso cria uma faixa estreita. A banda aumenta a curva da córnea e melhora a visão. Você deve ter 40 anos ou mais para fazer esta cirurgia.
Anéis intracorneais
Eles são usados para tratar miopia leve. Eles são anéis finos que são implantados na córnea. Eles mudam a curva da córnea e melhoram a visão.
Se preparando para a cirurgia refrativa
A maioria das cirurgias refrativas oculares é realizada em regime ambulatorial. Isso significa que você vai para casa no mesmo dia e não pernoita em um hospital. A maioria das cirurgias dura menos de 1 hora. Antes da cirurgia:
- Peça a alguém para levá-lo e buscá-lo após a cirurgia.
- Não use suas lentes de contato antes da cirurgia, conforme recomendado pelo seu cirurgião. Isso evita que suas lentes de contato afetem o formato da córnea.
- Não use maquiagem nos olhos por 2 dias antes da cirurgia.
O que esperar durante e após a cirurgia
A cirurgia refrativa do olho envolve desconforto mínimo. O olho fica frequentemente anestesiado com colírios antes da cirurgia.
Você pode estar acordado durante a cirurgia. Seu olho pode ser mantido aberto com um espéculo ocular. Este é um dispositivo em forma de mola que é colocado entre as pálpebras.
Após a cirurgia, você pode tomar remédios para dor e usar colírios para aliviar o desconforto. Seu cirurgião oftalmologista lhe dará mais informações. Os efeitos colaterais mais comuns da cirurgia incluem:
- Sensibilidade à luz
- Visão embaçada
- Pequeno desconforto
- Olhos secos
O tempo de recuperação da cirurgia varia dependendo da cirurgia. A recuperação total pode levar dias, semanas ou meses.