Muitas mulheres se preocupam com caroço nos grandes lábios na gravidez e já pensam o pior, mas geralmente não é nada grave.

    No entanto, é indispensável consultar o médico para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, lembrando que as gestantes não podem usar qualquer tipo de medicamento.

    Então, um caroço nos grandes lábios pode ser decorrente desde um pelo encravado, varizes na vagina até herpes. Portanto, é necessário observar e tratar!

    Se você está grávida e notou a presença de caroço nos grandes lábios, vamos esclarecer todas as suas dúvidas aqui!

    Caroço nos grandes lábios na gravidez: o que pode ser?

    A gravidez já é um período por si só cheio de dúvidas, expectativas e preocupações, e quando surge um caroço nos grandes lábios na gravidez, é normal as mulheres ficarem apavoradas.

    O primeiro passo é consultar seu médico e identificar a causa, para então traçar um plano de tratamento.

    Portanto, as causas do aparecimento de caroço nos grandes lábios na gravidez são:

    Varizes na vagina

    Algumas mulheres apresentam varizes na vagina durante a gravidez, e tem a coloração arroxeada e indolor, que pode vir acompanhada de coceira ou sensação de formigamento.

    Se essa for a causa, a gestante não precisa se preocupar, uma vez que desaparecem após o parto.

    Pelo encravado

    A foliculite, ou pelo encravado, normalmente é causada por depilação ou o uso de lâminas, e provoca muita dor.

    É muito fácil identificar: a área fica inchada e avermelhada, e no centro, você percebe um tom mais esbranquiçado, que é por conta do pus.

    Recomenda-se esperar que o próprio organismo absorva o pus e nunca espremer.

    Furúnculo

    Outra causa para o caroço nos grandes lábios na gravidez pode ser um furúnculo, que também pode ter origem em um pelo encravado.

    Ocorre pela entrada de bactérias, e na maioria das vezes, é necessário usar pomadas à base de antibióticos, que são prescritas pelo médico.

    Muitas vezes, aplicar uma compressa morna ajuda a aliviar a dor.

    Cisto vaginal

    Assim como as varizes, os cistos vaginais geralmente desaparecem após o parto.

    O tipo mais comum é o cisto de Gartner, no entanto, é mais comum depois da gravidez, causado pelo acúmulo de líquido dentro de um canal que se desenvolve durante a gestação.

    Outro cisto que pode surgir é o cisto de Bartholin, decorrente do acúmulo de líquido lubrificante vaginal produzido pela glândula de Bartholin.

    No entanto, não é prejudicial nem para a mãe nem o bebê durante o parto normal, a não ser que infeccione durante a gestação.

    Nesse caso, o médico vai prescrever o tratamento sem oferecer riscos à gestante e ao desenvolvimento do bebê.

    Herpes genital

    A herpes genital surge após contato íntimo oral, genital ou anal sem proteção.

    Infelizmente, para quem pensava em parto normal, se o médico diagnosticar que o caroço nos grandes lábios na gravidez é herpes genital, não será possível, pois é contagioso.

    Verrugas

    Por fim, as verrugas, podem ser sinal de uma doença sexualmente transmissível, adquirida com contato íntimo com uma pessoa infectada.

    Podem surgir também sintomas como coceira e queimação.

    Apenas o médico será capaz de avaliar o quadro e orientar quanto ao tratamento.

    Caroço nos grandes lábios na gravidez: como tratar?

    Se você perceber a presença de caroço nos grandes lábios na gravidez, é importante passar por uma avaliação com seu médico para o correto diagnóstico.

    Enquanto pode ser algo que se cura sozinho, existem casos onde é necessário administrar algum medicamento, e durante a gestação, somente um médico pode prescrever.

    Ou seja, nunca se automedique, caso contrário, você pode estar colocando a sua vida e a do seu bebê em risco.

    Portanto, independentemente da causa, ao notar um caroço nos grandes lábios na gravidez, recomenda-se marcar uma consulta com o obstetra, pois é a melhor maneira de proteger a saúde da mãe e do bebê!

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.