Atualmente, diversas pessoas, e até mesmo você, vem procurando por dicas de postura para usar o computador da forma correta.

    Até porque, devido a pandemia, muitas pessoas estão usando o estilo de trabalho home office, e o computador é uma das ferramentas principais para essa atividade.

    Nesse sentido, manter a boa postura é algo essencial, para evitar no final do dia aquele cansaço absurdo, ou até mesmo aquelas dores que incomodam bastante.

    Portanto, nesse artigo, citaremos algumas dicas de postura para usar o computador da forma correta, e assim evitar maiores problemas.

    Faça pausas regulares

    Uma das primeiras coisas e que você pode não estar respeitando, são as pausas regulares.

    Dessa forma, para muitos, podendo ser até você, é comum passar 5-6 horas no computador sem parar, mas sendo algo totalmente prejudicial para sua coluna, e até mesmo a vista.

    Nesse sentido, não se sente na mesma posição por muito tempo, e faça pausas constantes de pelo menos 15 minutos.

    Assim, você consegue dar aos músculos a chance de relaxar enquanto outros fazem o esforço.

    Ou seja, evitando possíveis dores, ou problemas até mesmo mais sérios.

    Coloque a tela do computador ao nível dos seus olhos

    Uma das dicas de postura para usar o computador que vai lhe ajudar bastante, é deixar a tela do dispositivo ao nível dos seus olhos.

    Dessa forma, durante todo o uso, a sua tela deve estar diretamente à sua frente.

    Primeiramente, no caso de monitores, um bom guia é colocar o monitor a cerca de um braço de distância, com a parte superior da tela aproximadamente no nível dos olhos.

    No entanto, se você utiliza notebooks, será necessário um suporte para notebook, onde você mesmo vai moldar a altura da tela.

    Fazendo isso, você evita que o seu pescoço e coluna fique muito dobrada, evitando dor nas costas, e nos outros membros.

    Muitas pessoas já relataram a necessidade de procurar um médico de coluna, para vim a melhorar esse problema.

    Descanse os pés no chão

    Durante o uso do computador, é necessário que você mantenha sempre os pés apoiados no chão.

    Nesse sentido, evite o velho costume de deixar os pés cruzados, ou até mesmo em apoiar os pés em outros objetos.

    Assim, isso vai permitir que você descanse seus pés em um nível confortável.

    Lembrando que os pés em posição não apropriada podem trazer uma má postura, e assim dores e desconfortos no decorrer do tempo.

    Ajuste sua cadeira

    Ajuste a altura da cadeira para que você possa usar o teclado com os pulsos e antebraços retos e nivelados com o chão.

    Dessa forma, isso pode ajudar a prevenir lesões por esforços repetitivos, aumentando a sua produtividade, e evitando dores, principalmente na região da coluna.

    Além disso, não esqueça que na cadeira, os cotovelos devem estar ao lado do corpo, de forma que o braço tenha a forma de L na articulação do cotovelo.

    Sem contar que uma cadeira que consiga trazer um conforto, pode ser um grande diferencial.

    Apoie suas costas

    De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 8 em cada 10 pessoas tem tendencia em ter dores nas costas.

    No entanto, grande parte desses casos, causado unicamente pelo mal postura durante o seu dia a dia, começando pelo trabalho.

    Então, reduza o risco de dores nas costas, ajustando a cadeira de forma que a parte inferior das costas fique devidamente apoiada.

    O ideal é que as suas costas sempre se mantenham apoiada no encosto de forma anatômica, sendo que os seus joelhos devem estar sempre abaixo do quadril.

    Portanto, tome esse cuidado, procurando manter a melhor postura possível durante o seu home office, sendo uma das melhores dicas de postura para usar o computador.

    Considerações finais

    Se você também foi transferido para o trabalho de home office, certamente essas dicas de postura para usar o computador irão lhe ajudar.

    Assim, evite dores e desconfortos agora mesmo.

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.