Poucas coisas são mais atraentes do que um sorriso bonito, branco e brilhante. No entanto, isto não é uma coisa tão fácil de conseguir. Então, a pergunta que fica é como corrigir imperfeições nos dentes?

    De fato, à medida que o tempo passa e devido a hábitos como o consumo de café, vinho e tabaco, os nossos dentes tornam-se mais amarelados. 

    Para ajudar você a entender mais sobre como corrigir imperfeições nos dentes, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

    Como corrigir imperfeições nos dentes?

    Veja quais são as dicas para corrigir imperfeições nos dentes
    Veja quais são as dicas para corrigir imperfeições nos dentes

    Evite o consumo de alguns alimentos e aumente o de outros

    Bebidas e alimentos como vinho, café, mirtilos ou molho de tomate representam uma ameaça para o branco dos dentes, pois contêm substâncias cromógenas que podem aderir ao esmalte dos dentes e manchar. 

    Por outro lado, alimentos como maçã, aipo e cenoura ajudam a remover a placa bacteriana da superfície dos dentes, por isso é conveniente incluí-los na sua dieta. 

    Claro, o seu consumo nunca pode substituir a escovação tradicional e também não está provado que cause qualquer grau de clareamento.

    Cuide da sua higiene oral

    Escovar os dentes após cada refeição (especialmente se você tiver consumido alimentos que podem descolorá-los) é fundamental para evitar o aparecimento de novas manchas. 

    Por isso, escove os dentes depois de 30 minutos da sua última refeição para evitar que a acidez dos restos de comida danifique o seu esmalte. Você pode usar uma pasta de dentes branqueadora, mas usando apenas o equivalente ao tamanho de uma ervilha.

    Use uma pasta de dentes branqueadora

    As pastas de dentes branqueadoras contêm alguns ingredientes como peróxido de hidrogênio que ajudam a reduzir a cor amarelada dos dentes. 

    Embora o uso de uma pasta de dentes branqueadora não lhe dê os resultados de um clareamento dental profissional, ela pode ajudá-lo a clarear a cor dos seus dentes.

    Faça uma limpeza dentária

    A cada seis meses, é aconselhável que você se submeta a uma limpeza dentária em profundidade. 

    Com ela, você não só removerá a placa bacteriana e o tártaro acumulado (prevenindo doenças das gengivas), mas também reduzirá as manchas mais superficiais. 

    Além disso, a limpeza dentária é um tratamento simples, indolor e eficaz que não danificará o seu esmalte e que pode ser realizado quantas vezes o dentista considerar necessário.

    Submeta-se a um clareamento dos dentes

    É, de longe, o método mais eficaz para remover completamente as manchas nos dentes. 

    Este é um procedimento livre de dor que começa com uma limpeza bucal completa e continua com a aplicação de um gel sobre os dentes que, através do uso de luz led, laser ou raios ultravioletas, branqueia os dentes de forma eficaz.

    Além disso, com a evolução tecnológica, é possível também usar lentes nos dentes, onde os dentes ficam brancos da noite para o dia. Para verificar se essa é a melhor condição para você, é importante saber quanto custa uma lente de contato dental.

    Qual a importância da higiene bucal?

    A importância da higiene bucal está em que nos permite manter as nossas gengivas saudáveis, mantendo assim os nossos dentes saudáveis para cumprir a sua função. Além disso, poderemos evitar outras doenças e complicações.

    Existe uma relação entre a doença das gengivas e complicações de saúde como um acidente vascular cerebral e doença cardíaca. As mulheres com doença gengival também mostram uma maior incidência de nascimento de bebês prematuros.

    Outras pesquisas mostram que mais de 90% das doenças sistêmicas (doenças que afetam vários órgãos ou todo o corpo) têm manifestações bucais, incluindo gengivas inflamadas, úlceras na boca e boca seca. 

    Exemplos destas doenças sistêmicas são diabetes, leucemia, câncer oral, câncer pancreático, doença cardíaca e doença renal, portanto, percebendo que temos uma doença oral, poderíamos identificar um sintoma de uma doença sistêmica.

    A má saúde oral também pode levar a alguns problemas. 

    Se você não cuidar dos dentes e gengivas, pode sofrer de dor oral e facial, perda de dentes, problemas com o coração e outros órgãos importantes (devido a infecções na boca), problemas de digestão que podem levar a insuficiência intestinal ou síndrome do cólon irritável, entre outros.

    Avatar de Fátima Watanabe

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.