Há séculos, as mulheres das culturas orientais guardam um segredo para manter a silhueta esbelta. Além de sua alimentação equilibrada, elas contam com um aliado poderoso: Os benefícios do chá verde.

    Feito a partir das folhas da Camellia sinensis, uma grande árvore nativa do sul da China. Na realidade, quatro tipos de chás diferentes podem ser obtidos a partir da planta, de acordo com sua fermentação; o verde é o mais popular, e pode ser obtido a partir de folhas levemente fermentadas. Há ainda o chá branco, feito a partir de folhas mais jovens e que não foram fermentadas, e que portanto tem um sabor mais suave, e os chás oolong e preto, respectivamente de fermentação média e intensa, com sabores mais fortes que os outros três.
    Todos esses chás derivados da árvore são saborosos e ajudam no processo de emagrecimento. Assim, há uma variedade de sabores a disposição de quem deseja usar, pode-se escolher conforme o paladar.

    Veja alguns benefícios do chá verde:

    Estimula o metabolismo
    Uma das maiores vantagens do chá para a perda de peso é que ele é rico em antioxidantes, que têm o poder de estimular nosso metabolismo e acelerar a perda de peso. Esse poder é aumentado porque o chá contém muita cafeína, que também estimula nosso metabolismo. Juntos, a cafeína e os antioxidantes presentes no chá estimulam nosso sistema nervoso, incentivando o corpo a consumir os seus estoques de gordura — ou seja, queimando os indesejados “pneuzinhos”. Esse processo é conhecido como “termogênese”, e além de levar à queima da gordura, ainda leva à eliminação do excesso de água (que causa o inchaço) e toxinas do nosso corpo.

    Mais energia para os exercícios, e faz a academia render mais
    Claro que todos sabem que os exercícios físicos são essenciais na hora de perder peso, mas é comum sentir aquela preguiça na hora de encarar a academia. Se esse é o seu caso, o chá verde pode tornar-se seu novo melhor amigo.
    De um lado, temos a já citada cafeína, que dá energia e ainda é rico em um tipo de polifenol específico, que estimula as células de nossos músculos. Com esse estímulo, o corpo passa a usar mais gorduras e menos carboidratos durante os exercícios: ou seja, você não ficará com tanta fome depois da malhação, e queimará mais gorduras a cada treino.
    Além disso, ficará disposto por mais tempo, e provavelmente vai conseguir passar minutos extras sobre a esteira ou bicicleta.

    Combate o excesso de triglicerídios
    Quando consumimos açúcares e gorduras, nosso corpo os transforma em triglicerídios, substâncias importantes que servem como “combustível” para nosso organismo. Mas o excesso de triglicerídios — que acaba sendo transformado em reservas de gordura pelo nosso corpo —, além de estar ligado ao sobrepeso, ainda é prejudicial à saúde.
    O chá verde pode ajudar a eliminar esse excesso através de seus polifenóis. Os polifenóis estimulam nosso corpo a produzir enzimas que “derretem” os triglicerídios, auxiliando no emagrecimento e beneficiando a nossa saúde.

    Poucas calorias e auxílio na hidratação
    Há ainda mais uma boa notícia para quem quer apostar no chá para dar aquela turbinada no regime: a bebida é pouco calórica (desde que bebida sem açúcar, é claro!) e pode ser tomada sem culpa.
    Para quem tem um pouco de resistência a tomar água, o chá verde é uma opção ideal para ajudar a manter o corpo hidratado, podendo ser usado como um substituto para os sucos e refrigerantes.

    Está pronto para experimentar todo o potencial dessa bebida? Tanto quente quanto gelada e refrescante, é uma delícia, e ainda ajuda na perda de peso.

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.