A amora é uma fruta popular no Brasil, segundo registros históricos credita-se sua origem na Índia ou na China, sendo trazida pelos navegantes europeus para as terras americanas. Hoje em dia ela é muito cultivada na América do Norte, América do Sul, Ásia Norte Ocidental e Europa. Essa fruta pertence ao gênero Morus e é da família das Moráceas, mesma família dos figos e jacas. Veja abaixo as principais características e os benefícios da amora:

    Os tipos mais comuns de amora

    Existem diversas variedades da fruta, seguem abaixo as três mais conhecidas, inclusive no Brasil:

    • Preta: Seu nome científico é Morus Nigra, suas principais características é o sabor acentuado e muito doce, propiciando seu consumo in natura;
    • Vermelha: É conhecida cientificamente por Morus Rubra, diferentemente da amora preta, que nasce em arvores médias e grandes, a amora vermelha cresce em pequenas arvores mais parecida com arbustos que medem de um a um metro e meio de altura.
    • Branca: Seu nome científico é Morus Alba, no Brasil a variedade mais conhecida é a Miura. São espécies resistentes que se adaptam bem em diversos tipos de solo. Suas folhas possuem diversos nutrientes e vitaminas e são muito utilizadas para fazer chás e infusões. Uma curiosidade é que as folhas da amoreira branca servem de alimento para criação dos bichos da seda (produtores de seda).

    Os principais benefícios da amora

    A amora é uma fruta de baixo custo e relativamente fácil de ser encontrada, por isso, vale a pena ficar atento às dicas que daremos em seguida para que você possa aproveitar todos os benefícios de seu consumo:

    • Combate ao câncer: Essa fruta possui componentes, como: antioxidantes e fito nutrientes que auxiliam no combate das células cancerígenas e protegem o organismo retardando consideravelmente o crescimento de tumores;
    • Contra a anemia: Sua composição é rica em ferro se tornando uma aliada no tratamento de anemias, principalmente para as crianças, pois seu sabor doce a faz mais atraente do que verduras, frutos e feijão;
    • Retardo do envelhecimento: Seus antioxidantes, fito químicos, caroteno e fito nutrientes reduzem a ação dos radicais livres no corpo humano, reduzindo a oxidação que normalmente afeta as células do organismo.
    • Auxilio no tratamento de diabetes: Possui flavonoides que auxilia no combate das diabetes, principalmente da diabete tipo ll.
    • Prevenção de problemas cardíacos: Seus componentes antioxidantes ajudam a combater o mau colesterol e ajudam na manutenção do coração.
    • Previne gripes e resfriados: É rica em vitamina C, auxilia no reforço do sistema imunológico, reforçando as defesas do seu organismo.
    • Regula o intestino: Por ter um alto teor de fibras em sua composição a fruta auxilia no combate à constipação intestinal auxiliando na regularização do sistema digestivo, prevenindo assim a prisão de ventre.
    • Manutenção dos olhos: Seus componentes antioxidantes auxiliam na manutenção dos olhos, combatendo os radicais livres e auxiliando na regeneração das células da retina.
    • Combate à osteoporose: Possui um grande nível de cálcio que auxilia na manutenção dos ossos, principalmente para mulheres na menopausa.
    • Tratamento de diarreias: As folhas, principalmente da amoreira branca possuem grande valor medicinal e serve para combater diversos males, entre eles a diarreia. Seu consumo é feito por meio de chás.
    • Baixo teor de calorias: Além de ser muito nutritiva, possui cerca de 85% de água e um baixíssimo teor de calorias. É ideal para ser consumida em sucos, doces e geleias.
    • Combate aftas e inflamações: Um gargarejo com a infusão das folhas da amoreira serve para combater inflamações na gengiva, aftas e dores de dente.

    Contra indicações da amora

    A amora possui diversos benefícios, mas é necessário saber quais são as restrições para o seu consumo.

    • Risco de diarreia: Pode causar diarreia quando consumida em excesso.
    • Mulheres no período de gravidez: Seu uso não é recomendado para mulheres no período de gravidez, pois seus componentes podem agir como abortivos naturais.

    Enfim, a amora provou ser um alimento muito importante para a manutenção da saúde, além de muito nutritivo e gostoso. Desfrute desse alimento delicioso!

    Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Revista Top Saúde.